Leites Vegetais não existem | COZINHA DE ATLETA

Leites Vegetais não existem

Publicado: 14/10/2020

O dicionário Aurélio é claro. LEITE: Líquido produzido pelas fêmeas dos mamíferos. Aquilo que chamamos de leite vegetal é, na verdade, um extrato de vegetal ou "bebida vegetal" como são também conhecidos.

Mas enfim, não é isso que vai tirar o nosso sono. Vamos deixar esses detalhes semânticos de lado e, se o termo leite vegetal já se popularizou, a gente aceita e segue o barco.

Vamos sim falar do que mais nos interessa que são os usos e benefícios desse ingrediente excepcional.

Benefícios das bebidas vegetais

São opções para os veganos, vegetarianos e intolerantes à lactose - que é o açucar do leite de origem animal. (Veja Benefícios de uma dieta sem lactose). Além disso, fornecem inúmeros nutrientes e diferentes sabores que dão um toque especial às receitas.

Quais os leites vegetais mais comuns

Produzir o seu próprio leite vegetal é muito simples. Em suma, é necessário deixar a semente de molho por algum tempo, depois bater com água e coar. São inúmeros os vídeos tutoriais disponíveis na web. Agora, se você quiser comprar e estocar o seu leite preferido, as opções mais comuns no mercado são de coco, amêndoas, castanha de caju, castanha do pará, nozes, avelãs, amendoim, soja, aveia e arroz.

Marca que mais gostamos: A Tal da Castanha

Para ser objetivo, abaixo vai uma lista categorizada pelos adjetivos mais traentes de cada um:

  • Mais saboroso: Leite de Soja - apesar de sabor ser relativo a quem está provando, esse é um dos mais encorpados e com sabor mais forte e característico. Não à toa é o mais vendido e mais facilmente encontrado no mercado.
  • Menos calórico: leite de amêndoas (16 kcal a cada 100ml)
  • Mais rico em cálcio: Leite de Gergelim - apesar de, no mercado, já ser possível encontrar opções fortificadas com cálcio, esse é o que contém mais na versão in natura
  • Mais protéico: Leite de Soja - 3,3g de proteínas a cada 100ml
  • Mais barato: Leite de Soja - em média, R$7 o litro. No entanto, para fazer em casa a bebida de arroz tem um custo dos mais baixos

Usos mais comuns dos leites vegetais

O leite de arroz contém baixo índice de gorduras, textura fina e sabor leve, com poucos traços adocicados, o que o privilegia também para o uso de receitas salgadas.

O leite de coco é uma das mais populares bebidas vegetais. Seu sabor naturalmente adocicado e refrescante é perfeito para o uso em siversas receitas de doces e até drinks alcoólicos.

Com usos em destinos semelhantes ao item anterior, o leite de amêndoas fornece uma textura mais consistente e paladar mais leve que o leite de coco. Por apresentar índices de carboidratos muito reduzidos, é um ingrediente muito usado em dietas Low Carb.

Para exemplificar tudo isso, veja abaixo na lista de ingredientes do nosso Dadinho de Frango que fazemos uso do leite de amêndoas. Além de dar um sabor todo especial à receita, permite que os intolerantes à lactose possam consumir sem problemas.


Dadinho de Frango usando o leite de amêndoas na receita

INGREDIENTES:

Peito de frango, farinha de arroz integral, leite de amêndoas, azeite de oliva, cebola, sal light, manteiga ghee (manteiga clarificada), salsa, limão. pimenta-do-reino e aveia em flocos.


Voltar

Siga-nos no Instagram

Cadastre-se!

e saiba antes todas as nossas novidades e promoções!