Benefícios dos alimentos integrais e suas propriedades. | COZINHA DE ATLETA

Benefícios dos alimentos integrais e suas propriedades.

Publicado: 25/09/2019


Oque são alimentos integrais?

O alimento integral tem como principal característica não passar por nenhum processo de industrialização. Portanto, o alimento preserva suas vitaminas, fibras e minerais assim como foi colhido. Em contraste, os alimentos refinados não contêm a mesma quantidade de nutrientes e apresentam apenas calorias vazias, contribuindo assim para o aumento de peso e desenvolvimento de doenças.

Um grande aliado 

Por conterem muitas fibras em sua composição, os alimentos integrais ajudam principalmente pessoas que buscam uma redução de peso, pois dão uma sensação de saciedade por mais tempo por serem mais difíceis de serem digeridas pelo nosso organismo. Outro benefício é que o açúcar encontrado no alimento é liberado aos poucos no sangue, ótimo para pessoas com diabetes.

Os alimentos integrais também são conhecidos por regularem o bom funcionamento do intestino, além disso, diminui os riscos de desenvolvimento de doenças intestinais. Por serem alimentos de difícil digestão é necessário ficar atento a quantidade de água ingerida, recomenda-se que que sejam pelo menos 2 litros de água por dia. 

Dicas de alimentos integrais

Arroz integral: O grão de arroz integral é formado por casca, película, germe e endosperma, onde são encontradas todas as vitaminas e minerais do arroz. Diferente do arroz branco que é o mais consumido, onde o grão passa por processos de refinamento onde são removidas as cascas, restando apenas o amido. 

Massa integral: Produzido com o trigo integral moído, preserva uma quantidade muito maior de nutrientes que o macarrão tradicional. 

Bolinho de Grãos: Com base de batata-doce, alinhamos a presença da linhaça dourada e gergelim como fonte de fibras. Esses super grãos auxiliam na diminuição de peso, além de prevenir outros problemas de saúde.


Aveia: Rico em vitaminas e grande aliado ao bom funcionamento intestinal. Não contém glúten. Pode ser consumida junto com frutas, shakes e na preparação de cookies e bolos. 

Açúcar mascavo: É o açúcar que não passa pelo processo de refinamento. Com uma cor marrom e rico em vitaminas, cálcio, ferro e potássio. Que não são encontradas no açúcar convencional por passar pelo processo de refinamento.

Acompanhe nossas novidades através das redes sociais!

Voltar

Siga-nos no Instagram

Cadastre-se!

e saiba antes todas as nossas novidades e promoções!