• 11 3681-3636
  • faleconosco@cozinhadeatleta.com.br

O que são ingredientes funcionais?

O que são ingredientes funcionais?

Muito tem se falado, já de alguns anos pra cá, sobre os ingredientes ou alimentos funcionais. Se você já se deparou com um promotor da Cozinha de Atleta, deve ter ouvido esse termo mais de uma vez, já que – admito – gostamos de nos gabar por utilizar muitos ingredientes funcionais em nossas receitas. O que eles de fato são e para que servem é o que vamos buscar explicar de forma simples neste post.

Aqui na Cozinha de Atleta evitamos mencionar expressões como “alimentos que fazem mal” ou “alimentos não saudáveis” pois tudo depende da situação. Além do mais, equilíbrio sempre será palavra chave. Por exemplo, quem foi que disse que gordura é ruim? Existem tipos de gorduras que, em medidas certas, são essenciais ao organismo a exemplo da gordura proveniente de castanhas (veja mais detalhes aqui) – as mesmas que você encontra em pedaços, espalhados por nosso Brownie Fit . E onde surgiu a história que glúten é proibido? Eliminar o glúten da dieta pode ser um erro sério e você pode entender isso facilmente pelas próprias palavras de Bella Gil assistindo esse vídeo. Não é à toa que as nutricionistas existem e se houvessem dietas genéricas aplicáveis a todo mundo, ninguém precisaria se consultar com uma. Por isso, consulte uma profissional antes de concluir que você não deve consumir algo.

Por outro lado, independente de descobrir o que você deve incluir ou evitar em uma dieta ideal a seu objetivo, é de extrema importância conhecer substituições saudáveis para ingredientes que usamos no dia-a-dia que vão realizar diversas outras funções benéficas à sua saúde. Esses são os ingredientes funcionais, que trazem além das funções básicas, resultados adicionais como redução dos níveis de colesterol – no caso do alho e cebola – até redução do risco de câncer – no caso de brócolis e couve-flor. A própria ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tem um parecer oficial sobre o assunto (veja aqui).

Alguns representantes dos ingredientes funcionais estão abaixo – muitos deles já utilizados nos produtos de nossa Cozinha:

  • farinhas de: alfarroba, amora banana-verde, cacau, coco, grã-de-bico, …
  • leites de: amendoim, amêndoas, coco, aveia, …
  • óleos e manteigas de: amendoim, castanhas, coco, gergelim, …
  • farelos de: aveia, trigo, centeio, …

Esforçar-se para manter a qualidade na alimentação diária é uma atitude que faz diferença direta em sua disposição, rendimento e longevidade. Prestar atenção nas listas de ingredientes e evitar opções ultraprocessadas já é um belo começo. Mesmo que em muitos lugares ainda seja difícil encontrar boas opções, procure sempre que possível consumir alimentos ricos em ingredientes funcionais, e para não ser pego de surpresa, tenha sempre alguns produtos da Cozinha de Atleta à mão. Para te ajudar com isso, vamos disponibilizar o cupom EULIESSEPOST15 que você pode inserir no campo específico lá do carrinho de compras do nosso e-commerce e ganhar 15% de desconto em qualquer compra ;).

 

Cozinha de Atleta

Deixe sua mensagem